Telemedicina Urológica: o que é, como funciona e vantagens

O que é a Telemedicina Urológica?

A telemedicina urológica é a consulta realizada em vídeo com um médico urologista. Podendo ser realizada de qualquer lugar pelo paciente. Basta ter acesso a um computador ou celular e uma internet que suporte chamadas em vídeo.

A telemedicina é o ramo da saúde que utiliza tecnologia para garantir que as consultas médicas sejam realizadas de maneira remota, ou seja, sem o contato direto entre o paciente e o médico, ou garantindo a comunicação rápida e segura de dados e informações entre diferentes profissionais de saúde. Apesar de ser um ramo ainda muito novo no Brasil – o que pode gerar certas aversões e dúvidas – a telemedicina tem se espalhado rapidamente mundo afora, especialmente com o desenvolvimento da pandemia de COVID-19. 

Recentemente, vimos as videochamadas tomarem conta de nossas vidas: reuniões de trabalho, conversas com amigos, aulas da faculdade. E isso não foi diferente com a urologia, ramo da medicina que cuida da saúde do sistema reprodutor masculino, e do sistema urológico de homens e mulheres. A grande vantagem do uso da telemedicina é que ambos pacientes e médicos não precisam entrar em contato físico direto durante a consulta médica, o que garante comodidade, velocidade e, principalmente, segurança.

Como funciona a consulta por telemedicina?

Apesar de parecer ser algo muito novo, muito tecnológico – e convenhamos – muito difícil, a consulta por telemedicina é muito simples e muito pouco diferente do que seria uma consulta realizada normalmente, de maneira presencial.

A telemedicina urológica inicia-se já no processo de agendamento da sua consulta, que é muito semelhante com o que acontece em uma consulta convencional: você liga no consultório, ou manda uma mensagem, solicitando uma consulta com o seu urologista.

Depois de verificada a disponibilidade e encontrado um horário comum para ambos, basta aguardar a data da sua visita virtual. 

Embora as ferramentas que são utilizadas para realizar a sua consulta possam ser diferentes – Skype, WhatsApp ou FaceTime – o processo é quase sempre o mesmo. Você clica no link compartilhado pelo seu médico e entra na chamada, ou simplesmente atende a solicitação em seu telefone ou computador na hora marcada. 

De maneira semelhante a uma consulta presencial, você também precisa se preparar para a sua consulta telemédica.

Para isso, reserve alguns instantes para encontrar um local em sua casa que não haja muito barulho, preferencialmente com uma mesa, ou outro local, onde você possa colocar o seu computador ou celular para que você e seu médico consigam se ver da melhor forma.

Não se esqueça de conferir também se a sua conexão com a internet está estável e sem interferências. 

Você pode conferir sobre como está sua conexão com a internet neste site.

Evite ficar de costas para uma fonte de luz, o que pode atrapalhar e confundir a câmera na hora da chamada. 

Apesar de não haver contato físico, espere que a sua consulta em telemedicina urológica aconteça da mesma maneira que a sua consulta urológica presencial: o seu médico, já treinado para realizar atendimentos dessa forma, irá conduzir a conversa, fazendo perguntas sobre a sua saúde e verificando, junto a você, quaisquer sintomas que possam estar te incomodando.

Seja verdadeiro em suas respostas, e tente fornecer o máximo de detalhes possíveis sobre qualquer problema.

Talvez o médico te oriente a realizar o autoexame testicular, dependendo do problema apresentado na consulta.

Isso é muito importante para garantir um diagnóstico preciso e confiável. 

Vantagens e desvantagens da Telemedicina

Lembre-se também que a sua consulta telemédica urológica terá algumas pequenas limitações, como a impossibilidade de realizar exames físicos, já que o médico não terá condições de examinar o seu corpo à distância. Desse modo, se houver alguma condição que necessite da realização de um exame, o seu médico pedirá que você compareça ao seu consultório ou laboratório capaz de realizar os exames  necessários.

Mesmo assim, as prescrições médicas podem ser realizadas por meio de consultas online, da mesma forma que pedidos de exames e consultas de retorno. 

Para isso, muitas vezes, os laboratórios e clínicas que realizam exames, possuirão ferramentas para enviar os resultados dos seus exames de maneira remota para o seu médico, que poderá assim, discutir eles com você.

Isso permite que laudos médicos e diagnósticos sejam realizados assim mesmo, por meio da sua consulta telemédica. 

Vale lembrar também que todos os dados que você compartilhar com seu médico serão mantidos entre vocês dois, da mesma forma como é na consulta presencial. 

As vantagens da consulta por telemedicina são focadas em você, garantindo que não precise se deslocar para realizar sua consulta ou tirar dúvidas com seu médico urologista, fornecendo também maior segurança com a limitação do contato físico.

Se tiver qualquer dúvida sobre a consulta de telemedicina urológica, entre em contato conosco por meio do nosso WhatsApp ou na nossa página de contato

Urologista Cirurgia Robótica em Campo Grande MS

Urologista em Campo Grande MS

Agende Sua Consulta

Telefone

(67) 3211-4647

WhatsApp

(67) 99904-5566

Campo Grande

R. Vinte e Cinco de Dezembro, 795 Centro

Sidrolândia

Rua Distrito Federal, 581 Centro

Alguma dúvida?

Skip to content