A cirurgia robótica – ou cirurgia assistida por robô – é um grande avanço da medicina por diversos motivos. Mas muitas pessoas estranham a ideia de ser operada por uma máquina, o que é completamente normal.
Existem algumas dúvidas que diversos pacientes possuem, e neste artigo procuro responder as mais comuns sobre o motivo pelo qual as pessoas devem confiar e optar por este tipo de cirurgia. Fique conosco!
Maior precisão em locais de difícil acesso.
Rompendo já a primeira dúvida, a cirurgia não é performada pelo robô, ele funciona apenas como um instrumento, e está sempre sob o comando de um profissional competente e treinado, que realiza os movimentos da cirurgia no console. A máquina, então, executa estes movimentos, com uma precisão assustadora, já que cada movimento é escalado. Isso quer dizer que, se o cirurgião faz um movimento de 3cm no console, a máquina irá realizar um movimento muito menor e mais contido, aumentando – muito – a precisão da cirurgia.
É menos invasivo para o paciente.
Como o procedimento é feito pela máquina com uma precisão maior, não há necessidade, na grande maioria dos casos, de fazer grandes incisões para ter acesso à região-alvo do procedimento. Isso representa mais segurança, menor tempo de recuperação e menor perda de sangue pelo paciente.
O paciente recebe alta mais rapidamente.
Como mencionado anteriormente, a cirurgia assistida por robô resulta em incisões menores do que as realizadas no procedimento aberto (nome dado aos procedimentos cirúrgicos tradicionais). Com isso, o paciente precisa de muito menos tempo para se recuperar, podendo, em muitos casos, receber alta no mesmo dia do procedimento.
Retorno às atividades de maneira mais rápida.
Como o tempo de recuperação é menor, os pacientes que optam por realizar a cirurgia assistida conseguem voltar para suas rotinas normais de maneira muito mais rápida. Seja a prática de esportes, trabalho ou mesmo atividades rotineiras, como cuidar da casa; tudo é liberado mais cedo.
Melhor ergonomia para o cirurgião.
Este ponto pode parecer menos importante, mas é, na verdade, um dos principais aspectos. Como o médico fica sentado durante a cirurgia para ter acesso ao console de controle da máquina, o seu desgaste é menor, resultando em um profissional mais disposto, descansado e eficiente. Mais segurança para você e para seu cirurgião.
Melhor visualização das estruturas.
As máquinas cirurgiãs possuem uma série de câmeras que permitem uma visualização do campo cirúrgico muito mais apurada e precisa do que o olho humano é capaz de apresentar. Essa visão “super-humana” dá ao médico maior segurança e controle sobre todo o procedimento.
O paciente continua com o mesmo nível de contato com o cirurgião.
O fato da cirurgia ser robótica não impede, de maneira alguma, a comunicação entre o médico e o paciente, seja antes, durante ou depois do procedimento. Isso permite que você tire suas dúvidas e entenda o procedimento pelo qual irá passar. Você continuará tendo o melhor atendimento possível, de maneira humana e específica.
Ficou com menos dúvidas? Se sente mais tranquilo quanto ao procedimento? Então agende a sua consulta! Você pode fazer isso pela página de contatos, onde também pode mandar qualquer dúvida que possa ter com relação à cirurgia robótica para a nossa equipe, que irá respondê-lo(la) assim que possível.