CONSULTA UROLÓGICA

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Para muitos homens, a consulta com o médico urologista ainda é um mistério envolvido sob muitos preconceitos, devido a natureza desta especialidade. Entretanto, como você verá a seguir, esta consulta não precisa ser vista como constrangedora ou intimidadora. Na verdade, trata-se de um aspecto natural e extremamente necessário na vida de um homem, podendo prevenir uma série de problemas e doenças que, com tratamento precoce, possuem ótimas chances de cura.

Se você foi encaminhado para um urologista pelo seu provedor de cuidados primários, é provável que haja um problema para o qual se está buscando uma opinião especialista. Desse modo, durante a sua consulta urológica, seu médico vai observar e entender o seu quadro de maneira muito tranquila e profissional, garantindo a identificação de qualquer problema, e formar junto com você, opções de tratamento especiais para solucionar qualquer alteração. Além disso, é recomendado que homens na faixa dos 40 anos visitem o urologista de maneira regular para garantir a saúde do aparelho urinário e reprodutivo e identificar qualquer anomalia em um estágio inicial.

Ao contrário do que muitos pensam, a grande maioria dos exames e tratamentos são indolores, rápidos e confortáveis. Tudo será realizado com a maior discrição, respeito e profissionalismo, sempre colocando em primeiro lugar a sua saúde.

Como homem, se você estiver enfrentando qualquer uma das seguintes condições, é recomendável consultar um urologista:

  • Problemas ao urinar, como dor ou presença de sangue;
  • Mudanças repentinas no odor ou cor da urina;
  • Vazamentos urinários ou problemas com fluxo de urina;
  • Pedras nos rins ou dores em geral;
  • Preocupações relacionadas ao pênis, testículos e próstata;
  • Baixa contagem de esperma;
  • Câncer de rins, bexiga, testículos, pênis ou próstata;
  • Desequilíbrios hormonais, como baixa testosterona.

 

Agora que você já sabe qual a importância de realizar uma consulta urológica, vamos dar uma ideia do que esperar durante a sua visita ao médico. Inicialmente, você precisará agendar a sua visita ao consultório. Você pode fazer isso aqui pelo nosso site, visitando a nossa página de Contato. Em geral, as consultas não levam mais do que uma hora, mas reserve pelo menos meio período do seu dia para fazer a sua visita. Assim, você não precisa se apressar, e garante que estará calmo, tirando o máximo de proveito do seu tempo.

Comumente é solicitado um exame de urina, que pode ser colhido em casa, antes da sua consulta médica. A urina pode revelar muitos aspectos importantes sobre o seu quadro de saúde, especialmente porque diversos problemas urológicos afetam, direta ou indiretamente, este produto do seu corpo. Se estiver tomando medicamentos, não deixe de informar ao médico, porque ele podem alterar os resultados, fornecendo informações inconsistentes sobre sua condição médica. 

Também será solicitado o seu histórico médico detalhado, que irá focar não apenas no seu sistema geniturinário, mas em todos os sistemas do seu corpo. Isso acontece porque alguns problemas em outras regiões podem ajudar a diagnosticar problemas urinários. Por isso, esteja preparado para fornecer uma lista completa de todos os medicamentos que estiver tomando, incluindo vitaminas e suplementos. Se acredita que não conseguirá lembrar de todos eles, anote em um pedaço de papel ou leve as bulas com você. 

Durante a consulta, informe quais são os sintomas que vem te preocupando. Lembre-se de que, quanto mais detalhes fornecer, mais preciso será o seu diagnóstico: há quanto tempo você vem experimentando tais sintomas? Qual é a sua intensidade? Eles acontecem somente uma vez durante o dia, ou se estendem durante 24 horas? Há algum momento em que esses sintomas são mais intensos?

Se possível, antes da sua consulta, faça uma revisão dessas informações. Avalie-se em busca de qualquer situação que seja diferente do que está acostumado, por menor que seja e responda às perguntas de maneira clara e verdadeira.
Em geral, o seu médico fará um exame físico, que pode incluir:

  • Para homens com problemas de próstata, um exame retal digital é o padrão neste setor. Este é o exame conhecido como exame de toque, e permite ao médico examinar fisicamente a próstata. Outros testes podem incluir um esfregaço uretral para descartar qualquer doença sexualmente transmissível e exames de sangue para verificar o nível de AEP (antígeno específico da próstata).
  • Aqueles com sintomas de incontinência urinária serão submetidos a um teste de estresse de tosse para determinar a perda de urina.
    Qualquer preocupação com relação ao câncer incluirá análises de sangue e exames físicos relevantes. 
  • Exames de imagem também poderão ser solicitados.

 

Depois que seu exame tiver sido realizado, e os resultados obtidos, o médico irá avaliar suas descobertas e quais as possíveis soluções. Dependendo de seus sintomas, poderão ser recomendados tratamentos com medicamentos, fisioterapia ou um procedimento cirúrgico. Aqui é o momento em que você pode tirar todas as suas dúvidas e fazer qualquer pergunta que possa esclarecer o que o seu médico descobriu, e como será realizado o seu tratamento. Lembre-se, se você não tiver certeza de algo, basta perguntar! Você e seu urologista trabalharão juntos para decidir o que é certo para você.

Urologista Cirurgia Robótica em Campo Grande MS

Urologista em Campo Grande MS

Telefone

(67) 98140-0047

WhatsApp

(67) 98140-0047

Campo Grande

R. Vinte e Cinco de Dezembro, 795 Centro

Sidrolândia

Rua Distrito Federal, 581 Centro