Câncer de Bexiga

câncer de bexiga

A bexiga é um órgão muscular oco, localizado na parte inferior do abdômen que tem como função o armazenamento de urina. O câncer de bexiga começa quando as células deste órgão começam a se reproduzir em um ritmo muito acima do normal, acontecendo com maior frequência nas células uroteliais, que revestem a porção interna do órgão, também podendo ser encontradas no revestimento dos tubos que revestem os rins à bexiga.

Sinais e sintomas do Câncer de Bexiga

As pessoas com este tipo de doença podem apresentar os seguintes sinais e sintomas, mas não são raros os casos de pacientes assintomáticos:

1. Sangue ou coágulos de sangue na urina;
  2. Dor ou sensação de queimação ao urinar;
  3. Micção frequente;
  4. Dor na parte inferior das costas, em apenas um lado do corpo;
  5. Vontade constante de urinar, mas saindo pouca ou nenhuma urina.

Se você perceber algum dos sintomas acima, visite o seu médico. Você pode agendar uma consulta com o Dr. Bruno Almeida aqui.

Diagnóstico do câncer de bexiga

Na maioria dos casos, o câncer de bexiga é diagnosticado depois que uma pessoa informa ao médico sobre o sangue na urina (hematúria), então fique particularmente atento a este sintoma.

É possível que haja pouquíssimas quantidades de sangue na urina, tão pouco que não é visível.

Os exames gerais de urina não são usados ​​para fazer um diagnóstico específico de câncer de bexiga porque a hematúria pode ser um sinal de várias outras doenças, como uma infecção ou cálculos renais.

Um tipo de teste de urina que pode descobrir se há câncer é a citologia, no qual a urina é estudada sob um microscópio para procurar células cancerosas.

Às vezes, quando aparecem os primeiros sintomas do câncer de bexiga, a doença já se espalhou para outra parte do corpo. Nessa situação, os sintomas dependem de onde para onde se espalhou.

Por exemplo, caso os tumores migrem para os pulmões, podem causar tosse ou falta de ar, a disseminação para o fígado pode causar dor abdominal ou icterícia (amarelecimento da pele e da parte branca dos olhos) e se espalhar para os ossos pode causar dor nos ossos ou uma fratura (osso quebrado).

O câncer de bexiga começa quando as células sofrem alterações (mutações) em seu DNA, a estrutura que fornece informações e instruções de como as células devem se comportar.

Essas mudanças causam processos de rápida multiplicação, que levam a um aglomerado de células tumorais.

Caso este aglomerado celular invada outros tecidos, pode ocorrer a metástase.

Tipos de Câncer de Bexiga

Diferentes células da bexiga podem tornar-se cancerígenas, e a célula que se desenvolve em um tumor determina o seu tipo.

Essa informação é útil para determinar o tratamento mais adequado:

Carcinoma urotelial

O carcinoma urotelial, anteriormente denominado carcinoma de células transicionais, ocorre nas células que revestem o interior da bexiga. Elas se expandem quando o órgão está cheio e se contraem quando a está vazia. Essas mesmas células revestem o interior dos ureteres e da uretra, e também podem formar tumores. O carcinoma urotelial é o tipo mais comum de câncer de bexiga.

Carcinoma de células escamosas

O carcinoma de células escamosas está associado à irritação crônica da bexiga – por exemplo, de uma infecção ou do uso prolongado de um cateter urinário.

Adenocarcinoma

O adenocarcinoma começa nas células que constituem as glândulas secretoras de muco na bexiga, sendo uma das formas mais raras de câncer no órgão.

Fatores de risco

Os fatores de risco para o câncer de bexiga são comuns a outros tipos de tumores. Os principais são:

1. Tabagismo
  2. Genética e histórico familiar
  3. Idade
  4. Pouco consumo de líquidos
  5. Arsênico
  6. Certos medicamentos e suplementos

Existem outros fatores de riscos, sendo esses os mais comuns no diagnóstico de câncer de bexiga.

Diagnóstico

Existem alguns exames e procedimentos padrões empregados na busca por um diagnóstico de câncer:

Cistoscopia:

A cistoscopia é um procedimento que usa uma luneta para examinar o interior da bexiga. O médico insere um tubo pequeno e estreito (cistoscópio) na uretra. Este instrumento possui uma lente em sua extremidade que permite ver o interior da bexiga e buscar sinais de doenças.

Biópsia:

Durante a cistoscopia, o médico pode passar uma ferramenta especial pelo endoscópio e entrar na bexiga para coletar uma amostra de células (biópsia) para teste. Esse procedimento às vezes é chamado de ressecção transuretral de tumor de bexiga (TURBT).

Testes de imagem:

Os exames de imagem, como urograma de tomografia computadorizada (TC) ou pielograma retrógrado, permitem que o médico examine as estruturas do trato urinário.

Durante um urograma de TC , um corante de contraste é injetado em uma veia na mão e eventualmente flui para os rins, ureteres e bexiga.

As imagens de raios-X obtidas durante o teste fornecem uma visão detalhada do seu trato urinário e ajudam o médico a identificar quaisquer áreas que possam ter câncer.

O pielograma retrógrado é um exame de raios-X usado para obter uma visão detalhada do trato urinário superior.

Durante esse teste, o médico enfia um tubo fino (cateter) na uretra e na bexiga para injetar corante de contraste nos ureteres. O corante então flui para os rins enquanto as imagens de raios-X são capturadas.

Tratamento para este tipo de câncer

As opções de tratamento para o câncer de bexiga dependem de uma série de fatores, incluindo o tipo de câncer, grau e estágio do câncer, que são levados em consideração junto com a saúde geral do paciente e suas preferências de tratamento.

Entre as opções, temos:

1. Cirurgia, para remover as células cancerosas
  2. Quimioterapia na bexiga (quimioterapia intravesical), para tratar cânceres que estão confinados ao revestimento da bexiga, mas apresentam alto risco de recorrência ou progressão para um estágio superior
  3. Quimioterapia para todo o corpo (quimioterapia sistêmica), para aumentar a chance de cura em uma pessoa que faz uma cirurgia para remover a bexiga ou como tratamento primário quando a cirurgia não é uma opção
  4. Radioterapia, para destruir células cancerosas, muitas vezes como tratamento primário quando a cirurgia não é uma opção ou não é desejada
  5. Imunoterapia, para acionar o sistema imunológico do corpo para lutar contra as células cancerosas, seja na bexiga ou em todo o corpo
  6. Terapia direcionada, para tratar o câncer avançado quando outros tratamentos não ajudaram

Uma combinação dos tratamentos acima também pode ser aplicada dependendo das necessidades de tratamento de cada paciente.